Nesse post, vamos detalhar alguns aspetos do cabo coaxial item ao qual muita gente não dá a menor importância na instalação, mas que é um dos responsáveis na geração de uma boa qualidade de imagem na nossa TV .
Na figura abaixo vemos um aspecto geral da construção do cabo:
Os cabos mais usados para instalação de antena são conhecidos como RG 59 e o RG 6, além do cabo RG 11. Porém, este apresenta duas desvantagens: seu diâmetro é superior em relação aos anteriores, o que dificulta a passagem pelos conduítes da residência, e o seu preço é mais elevado. Em virtude disso, o RG 11 não é muito usado.
O cabo RG 59 é a melhor escolha para quem vai usar poucos metros de cabo na instalação e não vai dividir o sinal para mais TVs.
Entretanto, para aqueles que pretendem utilizar mais de 10 metros de cabo ou dividir o sinal para outras TVs, o indicado é o RG 6, pois como veremos a seguir ele tem menor atenuação – por metro – em relação ao RG 59.
Quanto maior o diâmetro do condutor central, menor será a atenuação por metro do cabo.
Vou dar uma dica muito legal, que é usar a calculadora do fabricante de cabos AFDatalink. Ela pode ser acessada nesse link:
Com ela podemos colocar os produtos e a frequência a fim de alcançarmos um comparativo de atenuação. Testei a calculadora para comprar o RG 59 e o RG 6 usando 20 metros de cabo para uma frequência de 500 MHz, que é, mais ou menos, o meio da frequência dos canais UHF. Veja o resultado:
Datalink – RG 59 Datalink – Série 6
5.4 dB 3 dB
A diferença de 2,4 dB é bem considerável e chega a 20 % do ganho de uma antena de 12 dB.
Alguns fabricantes colocam a tabela de atenuação nas características técnicas do produto em questão. Veja dois links de outro fabricante:
Malha do cabo
Encontramos cabos com diferentes porcentagens de malha. Essa percentagem refere-se à quantidade de diâmetro interno do cabo que é coberta pela malha, que por sua vez é ligada ao terra da instalação, evitando, assim, que o condutor central sofra as interferências que podem entrar no sistema através do próprio cabo.
Se, por exemplo, um cabo é constituído por apenas 60% de malha, o espaço correspondente aos 40% restantes ficará vulnerável à uma possível interferência oriunda do ar. Esta pode adentrar o cabo e acabar se misturando com o sinal que está no condutor central do mesmo, comprometendo toda a sua qualidade.
Por isso, para uma boa instalação recomendamos que o nosso leitor adquira cabos que sejam revestidos por, no mínimo, 90% de malha.
Impedância
Impedância é a oposição que um circuito elétrico faz à passagem de corrente quando é submetido a uma tensão. Sem entrar profundamente em detalhes técnicos, o importante é sabermos que para a instalação de uma antena o cabo sempre deve ter impedância de 75 Ohms,
Por definição os modelos RG 59 e RG 6 sempre possuem impedância de 75 Ohms.
Certificação ANATEL
Os cabos que são certificados pela ANATEL têm sua qualidade garantida, uma vez que a agência executa testes rígidos antes emitir o selo para o fabricante.
A título de curiosidade, o leitor pode verificar as regras no link:
Portanto, escolha sempre um cabo certificado e tenha a certeza de levar um produto eficaz no que propõe.
Integridade física do cabo
O cabo coaxial não deve ser torcido, amassado ou dobrado bruscamente. Se alguma dessas avarias acontecerem com o cabo ele terá suas propriedades físicas alteradas. Com isso, sua impedância e atenuação também sofrerão alteração, o que tende a prejudicar a qualidade da sua instalação.
Participe do nosso Blog enviando sua dúvida nos comentários ou diretamente por e-mail usando nosso formulário de contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário