Sabe quando você vai comprar uma nova antena e se vê na dúvida sobre qual modelo escolher?
IMPORTANTE: Leia primeiro este post: Introdução sinal TV aberta: Frequências, canais, VHF e UHF.
Hoje em dia há tantos modelos de antenas que podem confundir muito ao consumidor. Encontramos a venda modelos de antenas grandes, pequenas, coloridas, internas, externas, amplificadas e há também as internas e externas (podem ser usadas dos dois modos).
Se você já se percebeu nesta dúvida ou está pensando em comprar uma nova antena, este post foi escrito para te ajudar.
Bem, rapidamente, já vamos começar com uma dica superimportante: Não é uma regra, pois as antenas amplificadas não se enquadram nessa dica, mas quanto maior for a antena e quanto maior a quantidade de elementos, melhor será o seu ganho.
O que isso significa? Simples, não acredite em milagres. Se a antena é pequena, seu ganho também é pequeno, e as antenas pequenas devem ser usadas em locais onde o sinal é forte e ponto final.
Não queira tirar sua velha antena enorme de cima do telhado e trocar por uma antena “milagrosa” pequena que na embalagem enfoca alto ganho, isso não vai funcionar.
Se as antenas grandes de alumínio com vários elementos pudessem ser trocadas por essas antenas internas, ninguém mais fabricaria as grandes.
Você agora pode estar se perguntando, e se eu não souber se o sinal em minha residência é forte ou fraco, como fazer?
Olhe nos telhados dos vizinhos, isso é sempre um bom indicativo de como é o sinal no local. Se os vizinhos em sua maioria não possuem nenhum tipo de antena no telhado, bem provavelmente o local deve ter um sinal forte, portanto, compre uma boa antena interna.
Se nos telhados dos vizinhos, você enxergar muitas antenas grandes de alumínio, com vários elementos, é o indicativo de que o sinal não é forte o suficiente para antena interna, portanto, compre uma boa antena externa.
Agora, se nos telhados próximos a sua residência você verificar que todos usam antenas parabólicas tradicionais ou menores de TV por assinatura, como Sky, Vivo, Claro etc. ou até mesmo muita incidência de TV a cabo, é um forte indicativo de que o local é muito ruim para sinal de TV aberta, então o melhor é esquecer antenas para sinal aberto e procurar o melhor plano de TV por assinatura para você.
Há algum tempo atrás, a empresa Antenas Castelo lançou de forma pioneira um modelo de antena que pode ser usado tanto internamente como externamente, o modelo M1038.
Este modelo, como a própria empresa coloca na embalagem do produto, é uma antena para curta distância, ou seja, para locais próximos às torres de transmissão, onde o sinal é forte (antena pequena) contando ainda com uma vantagem de que em locais onde o sinal é bom, mas não forte suficiente para transpassar as barreiras de alvenaria ocasionando sinal fraco, a antena pode ser colocada externamente e, assim, receber um sinal mais limpo e consequentemente melhorar a recepção na sua TV. Uma grande sacada da empresa que fez com que atualmente as outras empresas estejam copiando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário