segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Antenas para UHF:Banda IV,V ou Toda Banda?Qual é a Melhor?

Nesse post, vamos explicar outra dúvida muito comum de nossos leitores e dos consumidores que vão comprar uma antena externa UHF e se deparam com essas especificações nas antenas.
É muito comum pensar assim: Por que eu vou comprar uma antena banda IV ou V se a “toda banda” é mais barata? Seguindo um pensamento lógico, as pessoas deduzem que a banda IV se limita à captação do sinal de alguns canais, enquanto a banda V abrange outro grupo e, por fim, concluem que a chamada “toda banda” proporciona uma cobertura total. “Mas, não é isso?” A resposta é: não! Liberte-se dessa confusão gerada pelos próprios conceitos.
Vamos começar pela “toda banda”. Trata-se de um modelo no qual os dipolos e os outros elementos da antena foram calculados usando-se, normalmente, o centro da frequência de UHF. Visando obter o máximo “ganho” possível, tornando-o linear em toda a frequência suportada pelo UHF, todos os componentes sofrem uma modificação. Essa ação resulta, por exemplo, em um dipolo capaz de alcançar um “ganho” médio do canal 14 até o 69.
Já na banda IV, seus dipolos, juntamente com os outros elementos da antena , são geralmente direcionados para o centro da frequência dos canais baixos de UHF, aqueles situados entre o 14 e o 32. Usando-se o mesmo princípio adotado na “toda banda”, esse dipolo sofre os ajustes necessários para que ele consiga proporcionar um “ganho” extremamente linear, considerando essa mesma faixa de frequência.
Na antena banda V, a premissa é a mesma já citada acima. Claro que, nesse modelo, a frequência utilizada é a central dos canais altos de UHF, simbolizados na TV pelos canais vão de 33 a 69.
Na prática, acontece que as antenas banda IV ou banda V acabam recebendo os canais fora da sua faixa de projeto com igual ou até maior ganho que muitas antenas banda total à venda no mercado.
Obtive esses resultados testando vários modelos de antenas Yagi banda total em comparação com a antena banda IV da Thevear e um modelo banda V da Antenas Castelo.
Busquei informações técnicas nas referidas empresas. Recebi como resposta da Thevear que as antenas banda IV e banda V fora das frequências em que foram projetadas não têm um ganho linear, mas que o ganho médio gira em torno de 7 dBi.
A resposta da Antenas Castelo foi a mesma no quesito linearidade, porém, o ganho médio informado fora das faixas de projeto é em torno de 8 dBi.
Verificando o informativo da Thevear, vemos que a antena toda banda possui um ganho de 9 a 10 dBi e que temos o mesmo ganho informado pela Antenas Castelo em seu modelo.
Observem que entre 7 ou 8 dBi para 10 toda banda existe sim uma diferença. No entanto, muitas antenas modelos toda banda – e nesse ponto adianto que vamos testar alguns “fabricantes” e informar seus resultados em futuros posts – não chegam aos 7 dBi de ganho apresentados pela Castelo ou Thevear fora das frequências projetadas.

Um resumo prático
Se o sinal de UHF for muito baixo, você pode usar duas antenas: uma banda IV e uma banda V, que em conjunto com um misturador irão melhorar muito as chances de se ter uma boa recepção.
Caso o sinal de UHF seja baixo/médio e em sua região a maioria dos canais (ou os mais fracos) estão entre o 14 e o 32, coloque uma Castelo ou Thevear banda IV que você não vai deixar de receber os canais acima do 32.
Em contrapartida, se o sinal UHF é baixo/médio e em sua região a maioria dos canais (ou aqueles que apresentam sinal mais fraco) está entre o 33 e o 69, invista em uma Castelo ou Thevear banda V que você não vai deixar de receber os canais presentes na faixa de frequência que vai do 14 ao 32.
Por fim, se o sinal de UHF for médio/alto, você pode comprar uma antena toda banda de boa qualidade. Além de pagar menos, você conseguirá angariar bons resultados em todos os canais.
Como em todos os posts, eu gosto de deixar claro: procure uma boa antena, pois o valor de uma marca altamente bem conceituada em relação a uma marca ruim vai ser diluído no tempo que sua antena vai durar.
Muitos que compram pensando no preço levam pra casa uma antena que não tem um quarto da durabilidade de boas marcas. Pense bem, o que são R$30,00 ou R$40,00 de diferença em um produto que pode ter uma vida útil de, por exemplo, 1 ou 4 anos?
Espero que tenham gostado desse nosso post e estamos aguardando seu e-mail ou comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário